Compartilhe esta matéria!

Detran-DF reabre agendamento para provas prática e teórica da CNH a partir desta quarta-feira

Exames de direção estavam suspensos desde 22 de março, após registro de aglomeração. Bancas retornam no sábado (17); são 5,7 mil vagas até 30 de abril.

O Departamento de Trânsito (Detran-DF) reabre, nesta quarta-feira (14), o agendamento para a realização das provas teórica e prática de direção. A marcação deve ser feita por meio das autoescolas onde o aluno está matriculado.

As bancas de avaliação estavam suspensas desde 22 de março porque, segundo o Detran-DF, os candidatos “teimavam em provocar aglomerações nas áreas adjacentes aos exames” (saiba mais abaixo)

Com a retomada do agendamento, o departamento prevê o retorno das provas práticas já no próximo sábado (17). Já, os exames teóricos voltarão a ser aplicados a partir de segunda-feira (19). Até 30 de abril, o Detran vai disponibilizar 5,7 mil vagas nas bancas:

  • Exames teóricos: 3.048 vagas
  • Exames práticos: 2.655 vagas

Motoristas do DF reclamam do atendimento e serviços do Detran

Suspensão e novas estratégias

Desde 22 de março, os exames de direção aplicados pelo Detran-DF estavam suspensos. Segundo o departamento, a decisão havia sido tomada “em razão do descumprimento das medidas de segurança [contra a Covid-19] por parte de candidatos e acompanhantes que teimavam em provocar aglomerações nas áreas adjacentes aos exames”.

Ao anunciar o retorno dos exames de direção, o Detran também informou que vai realizar três bancas práticas aos sábados, como forma de “diluir o quantitativo de vagas e reduzir o fluxo de pessoas”.

“Esperamos contar com a consciência de todos no cumprimento das medidas de segurança necessárias nesse momento de pandemia que estamos vivendo”, destaca o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

No sábado (20), candidatos se aglomeraram na fila de espera para exames do Detran-DF — Foto: Arquivo pessoal

No sábado (20), candidatos se aglomeraram na fila de espera para exames do Detran-DF — Foto: Arquivo pessoal

Outra medida é reduzir de seis para quatro o número de candidatos que farão a prova prática de direção usando o mesmo veículo. A recomendação é para que as pessoas não levem acompanhantes.

Para realizar os exames do Detran-DF, os candidatos devem usar corretamente a máscara de proteção contra a Covid-19 e higienizar as mãos, além de evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social nas áreas de exames. No caso da prova prática, também é obrigatório que os vidros dos veículos permaneçam abertos durante a avaliação.

CONTRAN dá mais prazo para motorista resolver pendências

Prazos prorrogados

Em março, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, por tempo indeterminado, os prazos para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de outros serviços.

A medida abrange os seguintes procedimentos:

  • Data final para apresentação de defesa prévia e de indicação do condutor infrator encerrada desde 1º de março de 2021, para as notificações de autuação (NA) já enviadas;
  • Data final para apresentação de recurso encerrada desde 1º de março de 2021, para as notificações de penalidade (NP) expedidas;
  • Data final para apresentação de recursos em processos de suspensão do direito de dirigir e de cassação do documento de habilitação encerrada desde 1º de março de 2021;
  • Prazo para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas desde 1º de fevereiro de 2020 e com vencimento a partir da data de publicação da portaria;
  • Prazo de validade das ACC, Permissão Para Dirigir (PPD) e CNH vencidas desde 1º de fevereiro de 2020 e com vencimento a partir da data de publicação da portaria, para fins de fiscalização;
  • Prazo para registro e licenciamento do veículo novo adquirido desde 12 de fevereiro de 2021;
  • Prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 29 de janeiro de 2021.

Alô Valparaíso/Com informações G1