Neste ano, detentos do Distrito Federal terão um benefício inédito: saidão de festa junina. A medida foi autorizada pela juíza da Vara de Execuções Penais (VEP), Leila Cury. Os detentos serão liberados às 7h do dia 9 de junho e deverão retornar até às 10h do dia 12. Após junho, os presos terão outras sete oportunidades de liberdade até dezembro.

No saidão de festa junina, o planejamento da Secretaria de Segurança Pública inclui a intensificação de ações de segurança nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto, do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e demais locais com grande movimentação de pessoas.

O direito da saída especial é concedido aos detentos que estejam cumprindo pena em regime carcerário semiaberto e tenham sido beneficiados cumulativa ou isoladamente com autorização para saídas temporárias, para trabalho externo efetivamente implementado ou saídas quinzenais para visitas aos familiares.

O afastamento temporário é previsto desde que os detentos tenham gozado do benefício, ininterruptamente e sem ocorrências, pelos últimos seis meses.

Via Jornal de Brasília