A Câmara Municipal de Jundiaí, estado de São Paulo, aprovou requerimento do vereador Valdeci Vilar Mateus, concedendo a Moção de Apoio nº433 / 2016 ao parlamentar Célio Silveira pela autoria do Projeto de Lei nº 6.501/2016. A proposição estabelece prazo máximo de 30 dias para realização de consulta de retorno no Sistema Único de Saúde – SUS após a realização dos exames complementares, para evitar atrasos no diagnóstico e no início do tratamento necessário.

A Moção externa o apoio ao parlamentar federal pela apresentação da relevante proposição, reproduzindo a justificativa do deputado ao projeto: “O SUS foi uma grande conquista do povo brasileiro, por oferecer assistência de saúde gratuita e universal (…). Entretanto, sabe-se que há deficiências no SUS, que precisam ser combatidas com investimentos efetivos e maior organização (…). A situação é ainda pior quando se trata de consulta com profissional especialista, pela falta de número suficiente destes profissionais, o paciente precisa aguardar meses até ter uma definição sobre o seu problema”.

Para o deputado Célio Silveira, a proposição irá melhorar a situação vivenciada pelos brasileiros, a demora no agendamento de consultas de retorno, prevenindo que o paciente tenha que aguardar meses até ter uma definição sobre o seu problema, o que pode acarretar uma piora no prognóstico da doença.

Texto:  Marcelle Melo