Na última quarta-feira (13), deputados federais promoveram uma audiência pública em Brasília-DF, no âmbito das Comissões de Seguridade Social e Família e de Defesa do Consumidor, com a presença do Ministro de Estado da Saúde, Ricardo Barros.

Célio Silveira, deputado federal e membro da Comissão de Seguridade Social e Família, aproveitou o momento para parabenizar o Ministro da Saúde pela condução exitosa da pasta, e o presidente Michel Temer pela escolha do colega Ricardo Barros. “Temer marcou um golaço ao escolher pessoas competentes na Câmara para serem Ministros, como Ricardo Barros e Bruno Araújo”, disse.

Durante a importante audiência, o Deputado Federal solicitou ao Ministro que verifique a possibilidade da implantação de Hospitais Federais nas regiões metropolitanas, especialmente na região do Entorno Sul do Distrito Federal, que vivencia um caos na saúde pública. Ainda, solicitou a liberação das emendas parlamentares de 2016, destinadas à saúde, que muito contribuirão para melhoria das ações e serviços de saúde nos municípios.  Por fim, desejou que o Ministro “possa tirar o Ministério da Saúde da triste realidade de incompetência e ineficiência que era no governo do PT”.

Ao responder os pedidos do deputado Célio, o ministro afirmou que o objetivo de sua gestão é a busca pela eficiência; que se empenhará para o pagamento das emendas parlamentares, e; que, apesar do fato de que a construção de hospitais federais não serem política do Ministério, é viável um acordo entre governos federal, estadual e municipal para implantação de um hospital na região, em que a União arcará com 50% das despesas, o Estado com 25% e o município com mais 25%. Por fim, referiu-se à interessante experiência do Estado de Goiás com as Organizações Sociais, o que aumentou a eficiência com redução dos recursos.

Por Marcelo Carlos