Compartilhe esta matéria!

Cursos gratuitos: Senac abre 4 mil vagas para qualificação profissional no DF

Inscrições começam nesta sexta-feira (19). Ao todo, são 60 cursos e aulas iniciam em janeiro de 2022; veja como participar.

Carteira de trabalho em foto de aquivo — Foto: Rodrigo Estrela
Carteira de trabalho em foto de aquivo — Foto: Rodrigo Estrela

Começam nesta sexta-feira (19) as inscrições para 60 cursos gratuitos de qualificação profissional no Distrito Federal, oferecidos pelo Senac. São 4.329 vagas, e as aulas começam a partir da segunda semana de janeiro de 2022.

Entre as áreas de capacitação, estão saúde, administração, tecnologia da informação, gastronomia e beleza (entre outras). As inscrições devem ser feitas pela internet e terminam no dia 28 de novembro, ou quando as vagas ofertadas forem preenchidas (saiba mais abaixo).

De acordo com a diretora regional do Senac-DF, Karine Câmara, a ideia “é atender o maior número de pessoas para que elas se capacitem para fortalecer o mercado de trabalho da cidade, que está em um momento de retomada da economia, após meses de crise”.

Como serão as aulas?

Aula de capacitação na área de beleza, em curso do Senac — Foto: Senac-DF/ Divulgação
Aula de capacitação na área de beleza, em curso do Senac — Foto: Senac-DF/ Divulgação

Para participar dos cursos do Programa Senac de Gratuidade (PSG) é necessário que o aluno esteja dentro dos seguintes critérios:

  • Possuir renda familiar per capita de até dois salários-mínimos
  • Ter escolaridade exigida para o curso escolhido
  • Não ter evadido ou desistido de outro curso PSG, com prazo igual ou inferior a um ano da data de evasão ou desistência

As aulas, que começam na segunda semana de janeiro do ano que vem, terão modalidades presenciais. No entanto, segundo o Senac, “enquanto prevalecer a necessidade de adoção de medidas para contenção da disseminação da Covid-19, algumas das atividades educacionais serão desenvolvidas com apoio de recursos tecnológicos ou com atividades flexíveis entre modelos presenciais e remotos”.

A participação do aluno no primeiro dia de aula é obrigatória para garantir a matrícula no PSG. Em caso de impedimento, o estudante deverá justificar a ausência por meio de processo formal, considerando os motivos amparados pelo Regimento Escolar do Senac-DF.

A classificação dos inscritos vai obedecer os seguintes critérios: atendimento aos requisitos de acesso, ordem de inscrição e quantidade de vagas ofertadas no curso escolhido. O resultado da classificação será divulgado até às 23h do dia 9 de dezembro.

Serviço

Cursos gratuitos do Senac-DF

  • Vagas: 4.329
  • Inscriçõespela internet
  • Quando: de 19/11 até 28/11
  • Resultado: 9/12
  • Matrículas: até 17/12
  • Editalconfira aqui

Alô Valparaíso/Com as informações G1