Cristóvão Tormin terá que suspender repasse de verbas públicas à Associação Atlética de Luziânia

A recomendação foi feita pelo Ministério Público de Goiás

A Associação Atlética Luziânia, clube bicampeão do Campeonato Brasiliense, ficará sem repasses de verbas públicas. A recomendação foi feita pelo Ministério Público de Goiás na última segunda-feira (08/04).

Conforme apontado pelo o MPGO, de 2013 a 2018, o município de Luziânia realizou gastos elevados, em valor total de R$ 2,6 milhões, em benefício da associação, mediante convênio, o que efetivamente não gerou benefícios à população.

Segundo o órgão, apesar da irregularidade no repasse de recursos públicos para a entidade esportiva, foi posto em pauta para votação nesta terça-feira (09/04), na Câmara Municipal de Luziânia, o Projeto de Lei nº 5, de 22 de março de 2019, o qual cria o Fundo Municipal de Incentivo ao Esporte e Lazer. A norma estabelece ainda que recursos consignados na Lei Orçamentária Anual do Município de Luziânia sejam destinados à Associação Atlética de Luziânia.

De acordo com o MP, as declarações prestadas pelo vereador Everaldo Meireles Roriz apontam que o projeto será apresentado sem qualquer discussão pelos membros do Poder Legislativo Municipal a respeito da justificativa, elaborada apenas em três parágrafos pelo prefeito Cristóvão Tormin. No documento é apontado que esta situação evidencia absoluta falta de preocupação com a destinação do dinheiro público, que muitas vezes é distribuído para “acertos” e desmandos políticos.

“Priorizar o futebol profissional em detrimento da saúde e demais direitos sociais essenciais à dignidade do ser humano, como saneamento básico, fornecimento regular de água tratada, moradia, segurança pública etc, é espancar o princípio constitucional republicano e configura, sem dúvida nenhuma, ato flagrante de improbidade administrativa”, aponta a recomendação.

O MP também recomendou que o município se abstenha de celebrar novos convênios com a Associação Atlética de Luziânia ou qualquer outra entidade privada com a finalidade de incentivar o desporto profissional e educacional.

Da Redação do Alô Valparaíso/*Cristina Rosa- Foto: Banco de Imagem /Assessoria de Comunicação Social do MP-GO

Cristóvão Tormin, prefeito de Luziânia (GO). (Foto: Reprodução)

Compartilhe esta matéria!