Ontem 06/12/2016, por volta das 15:20, o Clero da Forania Beata Irmã Dulce dos Pobres e Santa Rita de Cássia, reuniu-se sobre a presidência do Bispo-coadjutor da Diocese de Luziânia (GO), Dom Waldemar Passini Dalbello, para reunião de planejamento das atividades pastorais em 2017.

Como foi para a surpresa de todos, ouvimos gritos e gírias ecoando pelo salão pastoral da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no bairro Parque Esplanada I, próximo a Prefeitura Municipal. Um jovem havia rendido a Secretaria e outros dois vieram sobre os Padres e o Bispo fazendo ameaças de todos os tipos, o que se percebeu tratar-se realmente de jovens entre 14 e 18 anos. Um permaneceu dentro do carro fora da Igreja, outro na porta do Centro Pastoral e os outros dois ameaçando o grupo.

De Dom Waldemar levaram a cruz peitoral, o anel pastoral e o aparelho celular; de Padre Wayne Ferreira de Souza levaram o aparelho celular e o relógio; de Padre Reinaldo de Araújo Pinheiro, o aparelho celular e relógio; do Padre José Ciesielczuk, o aparelho celular e relógio; e de Padre Jorge João, o anel de sua ordenação sacerdotal e a chave do carro de sua Paróquia.

Foram momentos de verdadeiro terror, os jovens não pareciam estar drogados, mas pareciam estar com muito medo e tensos. Todos receberam a ordem para se dirigir ao banheiro, porém, fomos para cozinha e lá nos trancamos todos. Quando se percebeu que os mesmos já tinham se retirado, saímos.

Padre Jorge João que estava de batina ficou com o celular no bolso da mesma, e ligou para a Polícia. Que com muita delicadeza e eficiência chegou rápido no local.

Suplicamos a senhora Prefeita e autoridade suprema desse município, providências em relação à onda de violência que assola a cidade de Valparaíso de Goiás. Ao mesmo tempo em que propomos uma audiência pública de todas as forças vivas do município (Instituições, Poder Judiciário, Poder Legislativo, Poder Executivo e também a participação do Secretário de Estado da Segurança, senhor José Eliton.

A população valparaisense está totalmente abandonada a sua sorte. O que não é bom para todos. Pagamos impostos e caros, e temos nossas vidas ameaçadas por um sistema injusto e desumano que precisa de reformas. Porém, tais reformas virão se as autoridades deixarem de se preocuparem com o próprio umbigo e cuidarem realmente do povo. Agradeço.

Esperamos manifestações publicas da Prefeitura Municipal como da Câmara de Vereadores do Município.

Texto escrito por Padre Wayne Ferreira de Souza, para esclarecimento de toda a cidade de Valparaíso de Goiás.

Da Redação