Compartilhe esta matéria!

Como evitar contaminação da Covid-19 nas comidas e embalagens

Com um ano de pandemia, brasileiro ainda não higieniza alimentos adequadamente

A menos de um mês de completarmos um ano de pandemia decretada pela Organização Mundial de Saúde, ainda existem pessoas que não limpam os alimentos da forma correta. Uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa em Alimentos revela que 52,3% dos entrevistados higienizam frutas de forma incorreta e, em relação a embalagens, 42,8% deles afirmam nem ao menos higienizam.

“O brasileiro precisa, primeiramente, se auto higienizar antes de limpar algo”, já indica a nutricionista Nauara Faria, professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, unidade Anápolis. A especialista dá dicas de como reduzir os riscos de contágio e disseminação do novo coronavírus por meio da alimentação:

Quando e como fazer a limpeza?

A limpeza deve ser feita logo ao chegar do mercado ou da feira fazendo a lavagem das embalagens com água corrente e sabão ou com pano umedecido em álcool 70%. “O vírus pode sobreviver por poucas horas ou vários dias, depende da superfície, temperatura e umidade do ambiente. Mas ele pode ser eliminado pela higienização”, explica a nutricionista.

Imagem: Unifeso/Reprodução)

Como higienizar os alimentos?

Os alimentos consumidos crus, como vegetais folhosos, a orientação é deixá-las de molho, por 15 minutos, em uma solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água), e depois lavar em água corrente. O mesmo procedimento deve ser adotado para frutas e verduras que serão consumidas. O cozimento ou fritura elimina os vírus caso estejam presentes no produto ainda cru.

E na hora de servir?

É importante evitar comidas que sejam servidas em forma de petisco, que as mãos são utilizadas diretamente, como em um churrasco. Deixe as comidas cobertas antes de servir. Evite aglomerações próximo da mesa. Se estiver acompanhado quando for montar seu prato, esteja de máscara e com as mãos higienizadas.

(Imagem: Unifeso/Reprodução)

As bancadas, pias, louças e demais utensílios devem estar sempre limpos e secos, sem resíduos de alimentos. Se estiver com sintomas de gripe e não puder evitar cozinhar, utilize máscara para manipular os alimentos durante o preparo.

Alô Valparaíso/ Com informações Kroton*