Compartilhe esta matéria!

Como deve ser a alimentação do seu animal

além da carne, os cachorros conseguem extrair nutrientes de fontes como grãos, frutas e vegetais, e podem ser fontes bastante valiosas de vitaminas minerais e fibras

No Brasil, temos um conceito formado que alimento para cães é ração seca. Raramente alguém alimenta seu melhor amigo com ração úmida enlatada. No geral as marcas têm que se atentar a um processo de qualidade e balancear sua fórmula de acordo com as qualidades exigidas pela espécie”, explica Arnaud. E finaliza afirmando que a ração escolhida deve ser de preferência sem corante.

O veterinário utiliza o termo espécie porque cachorros não são carnívoros obrigatórios como gatos. Isso significa que, além da carne, eles conseguem extrair nutrientes de fontes como grãos, frutas e vegetais, e podem ser fontes bastante valiosas de vitaminas minerais e fibras.

Saiba quais frutas e verduras o animal pode ingerir:

  • 1 Cachorro pode comer abóbora

Calma, o cachorro pode comer abóbora, mas nada de doce, combinado? Como é rica em vitaminas, fibras e betacaroteno, é um alimento interessante para oferecer ao seu peludo. Descasque a abóbora, pique em pequenos pedaços e sirva cozida. Não tempere. Alguns cães adoram quando o dono amassa um pouco de abóbora, faz uma papinha mole e mistura com a ração, na hora do almoço. O que acha de tentar?

  • 2 Cachorro pode comer batata-doce

Se você tem uma dieta mais controlada e ingere muita batata-doce, pode comemorar, pois o seu peludo poderá acompanhá-lo! O alimento tem bastante vitamina E e pode ser oferecido, às vezes, ao pet. Sirva cozida, morna ou fria, e sem tempero nenhum. Não coloque nem sal. Eles costumam gostar.

  • 3 Banana também pode ser oferecida ao cão de estimação

O alimento é rico em potássio, vitamina B6 e magnésio. Caso o seu cachorro peça, enquanto você está comendo, ofereça um pedaço a ele. Lembre-se de que a fruta deve estar descascada e pura, ou seja, sem açúcar. Não são todos os cães que comem. Caso ele cheire e não queira, não force. Apenas lembre-se de que esse alimento não está entre os preferidos do pet.

  • 4 Brócolis

Que brócolis faz bem para a sua saúde e que é um alimento muito nutritivo, você já sabe! O melhor de tudo é que você pode oferecer esses nutrientes também para o seu animal de estimação. Cachorro pode comer brócolis e aproveitar o zinco, ferro, potássio, entre outros nutrientes existentes no alimento. Cozinhe no vapor e ofereça sem tempero. Alguns pets gostam de receber brócolis como petisco. Já outros, preferem misturado à ração. Descubra como o seu peludo mais gosta.

  • 5 Cenoura

Fonte de vitamina A e de betacaroteno, a cenoura é amada por alguns pets. O cachorro pode comer crua, para roer e se divertir, ou cozida, sem tempero. O interessante de oferecer crua é que além de ele se entreter mastigando, ao roer, ela ajuda a limpar os dentes do pet.

  • 6 Chuchu

Quer agradar o peludo? Ofereça chuchu cozido. A maioria deles adora e não há restrição. Cozinhe sem tempero e ofereça como substituto do petisco ou misturado na ração. Como é pouco calórico, pode ser oferecido até para os pets que estão acima do peso.

  • 7 Maçã

Também pode ser dada ao cachorro, sem casca e em pedacinhos. É ótima fonte de fibras e de vitaminas B, C e E. Retire a semente e o miolo.

Alô Valparaíso/*Com informações