Começou hoje a campanha de vacinação contra gripe em Valparaíso

Primeira etapa da imunização é voltada aos idosos e trabalhadores da saúde

O município de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, iniciou nesta segunda-feira (23/03), mais uma campanha de vacinação contra a gripe. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a primeira fase é voltada aos públicos prioritários que são idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

Em Valparaíso, atendendo recomendações do Ministério da Saúde, a SMS escolheu locais arejados, ventilados e próximos às unidades públicas de saúde para evitar aglomerações e realizar com tranquilidade a imunização dos valparaisenses. Na manhã de hoje, o trabalho de promoção à saúde na Escola Arminda Mattos, no bairro Jardim Oriente, aconteceu dentro da normalidade e o público-alvo atendeu todas as orientações dos servidores do órgão municipal.

Em 2020, as aplicações das vacinas estão sendo realizadas em unidades de ensino de todas as regiões da cidade. “Esta é uma medida de prevenção contra o COVID-19”, garantiu a prefeitura em publicação feita nas redes sociais.

Ainda conforme o MS, a vacina não previne contra o Covid-19, mas, facilita no diagnóstico, já que as duas doenças têm sintomas parecidos.

Confira abaixo todos os locais de vacinação contra influenza (1ª fase/idosos e trabalhadores da saúde):

De acordo com o Governo Federal, o dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontecerá no sábado (09/05). Em 2020, a campanha foi antecipada de abril para março para reforçar a proteção aos públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

Outras etapas

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Da Redação do Alô Valparaíso
vacinação1

Escola Municipal Arminda Mattos, no Jardim Oriente. (Foto: Alô Valparaíso)

Compartilhe esta matéria!