Com alegria e muita emoção, pacientes recebem visita de cães terapeutas em Goiás

Pets do projeto da UFG contagiaram todas as pessoas presentes no momento especial realizado no Crer

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), recebeu na última sexta-feira (14/02), a visita dos cães terapeutas Kadu, Lord, Leko, Romeu, Coyote, Baru e Layka. Os animais contagiaram acompanhantes, colaboradores e pacientes internados na unidade.

O paciente, Bianor Cristalino Ferreira, de 75 anos, que se encontra internado para reabilitação, ficou emocionado e se mostrou muito feliz com a presença dos cachorros. “Hoje eu vivi um momento único na minha vida. Não tenho palavras para agradecer o que o Crer faz por nós”, disse.

Os animais que visitaram pela primeira vez o hospital, fazem parte do projeto Terapia Assistida por Animais (TAA), da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Segundo a coordenadora do TAA, professora Kellen de Sousa Oliveira, estudos comprovam que a terapia com animais proporciona inúmeros benefícios mentais, físicos e psicológicos aos pacientes. “Como a melhora da ansiedade e dos sintomas da depressão e o aumento do sentimento de autoestima”, afirmou.

De acordo com os organizadores da iniciativa, para integrarem o projeto, os cães passaram por rigorosa triagem de comportamento, exames laboratoriais, vermifugação, vacinas e tomam banho reforçado no dia da visita.

Ainda de acordo com o Crer, os pets possuem atestado de saúde da veterinária responsável pelo projeto da UFG. Todo esse controle garante que a segurança dos pacientes seja mantida. O objetivo é realizar mensalmente a ação na unidade.

Da Redação do Alô Valparaíso

Cães terapeutas visitam pacientes do Crer. (Foto: Divulgação/Agir)

Compartilhe esta matéria!