Com a estiagem das chuvas, Valparaíso inicia obras de pavimentação asfáltica, retoma tapa-buraco e realiza serviços de limpeza urbana

Nesta segunda-feira (17/02), o Parque Araruama foi contemplado obras de drenagem, asfalto e meio-fio

Com a chegada do período chuvoso é comum o aumento de buracos pelas ruas e avenidas do município de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Consequentemente, também cresce o número de reclamações da população sobre o problema que causa estragos e muitos prejuízos, principalmente, aos motoristas que circulam diariamente pela cidade goiana.

Devido aos temporais que atingiram o município nas últimas semanas, ficou quase que inviável a realização da operação tapa-buraco e de obras de pavimentação asfáltica. Contudo, com a estiagem das chuvas nesta segunda-feira (17/02), o trabalho de manutenção da pavimentação urbana foi retomado.

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, hoje aproveitaram o bom tempo para dar prosseguimento as atividades nos bairros Parque Rio Branco, Parque Esplanada V, Setor de Chácaras Anhanguera e Morada Nobre. No último sábado (15/02), os bairros Cidade Jardins e Pacaembu também receberam as ações da prefeitura que tem evitado desperdiçar recursos públicos, na execução da operação tapa-buraco.

De fato, a chuva é um dos principais agravantes e tem atrapalhado a execução do serviço no município. Segundo especialistas, com o tempo úmido e chuvoso, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) perde rapidamente a temperatura e sua qualidade. Outro problema, que para receber a massa o solo precisa estar seco.

Para reforço de informação, vale a pena lembrar que a falta de asfalto de qualidade não é exclusividade de Valparaíso. Segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT), apenas 12,4% das estradas brasileiras são pavimentadas. Em relação ao saneamento básico, mais da metade do país não conta com a benfeitoria e continua despejando esgoto na natureza. Isso explica a necessidade da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que beneficiará o Setor de Chácaras Anhanguera (A-B-C). Sem ela, não serão possíveis as obras de pavimentação asfaltica, galerias de águas pluviais e calçadas nos bairros. O serviço é de responsabilidade da Saneago.

Hoje o prefeito Pábio Mossoró anunciou o início das obras de drenagem, asfalto e meio-fio de todo o Parque Araruama. “Este trabalho é a realização de um sonho antigo dos moradores daquele bairro e que agora com planejamento, empenho e responsabilidade da nossa equipe de governo estamos conseguindo realizar. Serão 3 mil metros de asfalto, 6 mil de meio fio e toda a drenagem de águas pluviais, para contenção adequada das chuvas”, ressaltou.

Da Redação do Alô Valparaíso
drenagem

Araruama ganhará novo asfalto, rede de águas pluviais e calçadas. (Foto: Linice Moreira)

Compartilhe esta matéria!