Na noite de ontem (27), digamos que a “chuva mais intensa” do mês de outubro, inundou a Avenida Principal do Jardim Oriente, a movimentada Rua 1. O fato já era esperado após longo período de seca vivido pela cidade.

A chuva não chegou a causar grandes danos, pelo menos nada foi registrado por nossa equipe. Porém, a água tomou conta de boa parte do asfalto da região próxima a Passarela Amarela.

Durante muitos anos, o incomodo vem sendo enfrentado em grande parte das ruas do bairro, principalmente, na Avenida Principal. No entanto, um morador justifica que o problema não é apenas de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás, mas também da população.

“Os bueiros entupidos foram revisados pela Prefeitura. Contudo, muita gente sem consciência segue jogando lixo nas ruas e agravando a situação. O lixo acaba revertendo o fluxo d’água e inundando toda Rua 1”, disse José Aparecido, morador do Jardim Oriente.

Devemos sempre ressaltar que o lixo jogado nas ruas resulta quase sempre em vias inundadas. Entretanto, não adianta ter um bom asfalto na Avenida Principal e deixar de lado investimentos que visem a implantação de uma boa estrutura das redes e galerias de captação de águas pluviais.

A falta de um bom sistema  de captação de águas pluviais em Valparaíso, além de causar inundações traz diversos problemas para a cidade. Mas, esta é uma questão antiga e que nunca foi resolvida por nenhuma gestão municipal. Não podemos responsabilizar apenas a atual prefeita Lucimar Nascimento. 

Por Marcelo Carlos