No último dia 2 de outubro, o PSDB do governador Marconi Perillo mostrou a sua força e tornou-se o grande vencedor das eleições no Entorno do Distrito Federal.

Entretanto, a maior parcela do sucesso deve ser atribuída ao esforço conjunto dos grupos políticos liderados pelo deputado federal Célio Silveira e pela deputada estadual Lêda Borges, que é atualmente titular da Secretaria Cidadã.

Em 2017, sete prefeituras, de municípios importantes da região, estarão sob o controle da sigla: Em Corumbá de Goiás, Célio Fleury; em Luziânia, Marcelo Melo; em Novo Gama, Sônia Chaves; em Padre Bernardo, Claudienio; em Valparaíso, Pábio Mossoró; em Águas Lindas, Hildo do Candango; e na mineira Unaí, Branquinho.

Os triunfos políticos dos tucanos no Entorno Sul, com certeza podem ser relacionados ao trabalho da dupla: Célio e Lêda. Principalmente, em Luziânia e Valparaíso de Goiás, cidades onde os prefeitáveis eleitos foram diretamente apoiados pelos deputados.

As grandes vitórias colocaram os ex-prefeitos em evidência, seja na política do Estado ou dentro do tucanato goiano. Segundo alguns marconistas, Célio e Lêda estão cotados para ser vice de José Eliton, em 2018. A decisão deverá ser tomada, devido ao crescimento do eleitorado decisivo da região.

Com o sucesso de Célio Silveira e Lêda Borges, Marconi Perillo e José Eliton saem fortalecidos das eleições municipais, com a conquista de várias prefeituras do Entorno de Brasília, além de uma base eleitoral ampliada e estruturada para a futura disputa ao governo de Goiás. 

Por Marcelo Carlos