Campanha de vacinação contra influenza será iniciada em Valparaíso

O período de vacinação vai de 10 de abril a 31 de maio em todo o país

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza acontece de 10 de abril a 31 maio, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 2019, a campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde (MS).

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

Neste ano, o período de vacinação é voltado para indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos,11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas.

Também podem vacinar os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional também serão vacinados durante a campanha.

O MS orienta as pessoas a procurar o posto de saúde mais próximo onde recebeu as vacinas e resgatar o histórico, assim como, refazer uma nova caderneta. Ele lembra que a falta da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar.

Prazos para vacinar

No período de 10/04 a 19/04: vacinação contra influenza, em todo país, de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes e, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

No período de 22/04 a 31/05, vacinação de todos os grupos prioritários em todo o país e, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes, conforme a situação vacinal encontrada e as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. 5.

Da Redação do Alô Valparaíso
Compartilhe esta matéria!