Compartilhe esta matéria!

Campanha de vacinação contra Covid-19 foi iniciada em Valparaíso; saiba quem já pode receber o imunizante  

 
Prefeito Pábio Mossoró afirmou que conquista vai amenizar os impactos da pandemia e dar mais esperança aos moradores da cidade

Na última quarta-feira, 20 de janeiro, Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, iniciou a tão esperada campanha de vacinação contra Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a  imunização teve início após a aprovação do uso emergencial da vacina do Instituto Butantan pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no último e pela chegada das 1.240 vacinas ao município na terça-feira, 20 de janeiro.  que ocorreu na última terça (19).

No primeiro dia de campanha, profissionais de saúde, idosos institucionalizados e pessoas de 18 anos de idade com deficiência receberam a Vacina CoronaVac, imunizante feito pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac. “A expectativa da gestão da cidade é receber mais uma remessa de vacinas na próxima semana”, destacou o portal da prefeitura.

 Em território valparaisense, as primeiras pessoas vacinadas foram: Edivania de Jesus, Eliana Ribeiro da Silva e André Oliveira dos Prazeres. Todos trabalhadores da saúde.  No mesmo dia, idosos da Casa Lar também receberam doses da vacina contra o Coronavírus.

Muito contente com início da vacinação, o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), ressaltou a importância do momento. “Quero tranquilizar a população dizendo que estamos seguindo o cronograma dos grupos prioritários e mais remessas da vacina irão chegar ao município, para que os moradores possam receber a imunização. Estamos muito felizes com esta conquista que vai amenizar os impactos da pandemia e dar mais esperança a todos nós”, finalizou.

Ainda conforme informações da Secretaria de Saúde, a campanha respeita procedimentos respeitam todas as diretrizes do Ministério da Saúde. 

Confira o público-alvo deste primeiro momento:

 1 – Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);

2 – Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);

3 – Indígenas;

4 – 34% da população dos trabalhadores de saúde no Estado de Goiás que estão diretamente em atendimento aos pacientes com COVID – 19 dos hospitais de Campanha, Hospitais públicos e privados que atendem pacientes com COVID – 19;

5 – Profissionais do Serviço de atendimento móvel de emergência (SAMU) e das Unidades de pronto atendimento (UPA).

Vacinas para todos os profissionais da saúde

 A SMS comunicou que todos os servidores da Saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto essa cobertura será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.

Locais de vacinação

As doses da vacina estão sendo aplicadas nas seguintes unidades: Unidade Básica de Saúde (UBS), do Parque Santa Rita; Unidade Básica de Saúde (UBS), ao lado da Praça do Jardim Céu Azul; Unidade Básica de Saúde da Etapa C do bairro Valparaizo I. A campanha ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e sábado e domingo, das 8h às 14h.

Da Redação do Alô Valparaíso/*Com as informações da SMS