O novo selo de identificação dos caminhões coletores chama a atenção da população para o compartilhamento do dever de manter a cidade limpa.

Com nova roupagem e levando a bandeira do cuidado com a cidade, os caminhões coletores de resíduos sólidos estão com atividade normalizada em todos os bairros de Valparaíso de Goiás, para tanto, estão à disposição sete caminhões da empresa Quebec.

A roupagem nova chama a atenção da população para o compartilhamento do dever de manter a cidade limpa.  A iniciativa visa estabelecer a responsabilidade e colaboração do cidadão no processo de limpeza da cidade, para que tanto a Prefeitura quanto o cidadão contribuam com preservação do meio ambiente.

A própria Política Nacional de Resíduos Sólidos, regulamentada em 2010, determina que essa responsabilidade seja compartilhada entre a indústria, o varejista, o consumidor e a Prefeitura.

As ações são simples e estão ao alcance de todos. A dica é que a população colabore com a limpeza descartando seu lixo no local próprio uma hora antes do caminhão coletor passar, evitando que animais comam e baguncem o lixo. A orientação evita manter o lixo em via pública por tempo excessivo. Outra proposta é realizar a separação do lixo úmido dos resíduos sólidos recicláveis.

 Periodicamente os sete caminhões passam por toda a cidade. Cada caminhão faz duas viagens por dia, dependendo da demanda. Alguns caminhões suportam até 17 toneladas de lixo, outros têm a capacidade reduzida, de 8 a 12 toneladas. As rotas contemplam os turnos da manhã, tarde e noite.  A equipe é especializada e contempla cerca de 160 profissionais entre coletores e motoristas.

Em ritmo acelerado estão também as demais ações prioritárias, como operação tapa-buraco, limpeza urbana, iluminação pública e roçagem.  

Confira aqui a agenda de coleta em sua região!

http://www.valparaisodegoias.go.gov.br/painel/pastaArquivos/7db45beda9465721150034265b9221ae.pdf

Via ASCOM – Prefeitura Municipal de Valparaíso de Goiás