Compartilhe esta matéria!

Brasília faz 61 anos! Conheça algumas curiosidades do Distrito

Brasília é a menor federação do não tem municípios e é a capital do país, além de ser o berço da política brasileira

A construção de Brasília ocorreu durante o governo de Juscelino Kubitschek, entre os anos de 1956 e 1960, com intenção de torná-la a capital do Brasil e do Distrito Federal. Para que esta mudança ocorresse foi necessário um grande gasto de recursos financeiros e humanos, construindo uma nova cidade e retirando a capital do Rio de Janeiro.

Além disso, a construção de Brasília foi utilizada por Kubitschek como uma propaganda política onde se exaltava o nacionalismo, dando folego ao seu governo.

Conheça algumas curiosidades desta cidade que está completando 61 anos.

  • É a menor unidade da federação com uma área de 5.779 km². Não têm municípios e é composta por 33 regiões administrativas (RA’s). Apesar do tamanho, é a quarta cidade mais populosa do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada de 2018 é de 2.974.703 milhões de pessoas, a maioria mulheres. Não existe uma grande distância entre as RA’s, quando comparamos com municípios de outras regiões do Brasil. Então, você encontra um conhecido ou alguém que você jura reconhecer facilmente.
Imagem: Leonardo Wen/reprodução
  • No DF, fica sem chover por cerca de cinco meses e o período de chuvas dura seis ou sete meses, do final da primavera e até o fim do verão. No inverno, entre maio e setembro, a umidade é baixa, os dias quentes e as noites congelantes. O kit de sobrevivência dos brasilienses é um casaco, um guarda-chuva — dos bons –, óculos de sol, hidratante labial e uma garrafinha de água.
(Imagem: Leonardo Wen/Reprodução)
  • Tem feira, sim senhor! Brasiliense curte uma feirinha no final de semana e também ama uma xepa. Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou um estudo sobre as Feiras Permanentes de Brasília, com o objetivo de analisar como esse tipo de espaço contribui para a formação e demarcação de identidade da região.
(Imagem: ESPACOY/Reprodução)

Conhece alguma curiosidade do Distrito Federal? Compartilha com a gente.

Alô Valparaíso/Com informações Mendes e mais