Compartilhe esta matéria!

Biblioteca na kombi: projeto convida a comunidade para uma experiência literária

A leitura e o conhecimento podem transformar vidas

Acesso à leitura de forma dinâmica e interação com o leitor são uma das experiências proporcionadas pelo projeto “Hora do Conto”, uma biblioteca móvel que disponibiliza livros à comunidade de forma gratuita. A Kombi itinerante leva a literatura pelos bairros da cidade, tornando esse momento mais interessante para quem gosta de fazer viagens literárias.

A estreia da Kombi aconteceu na tarde da última terça-feira, 12 de outubro, quando é celebrado o Dia das Crianças, no bairro Jardim Céu Azul. A ação contou a presença de personagens como Chapeuzinho Vermelho e Emília para interagir com público que passava pelo local.

Tânia Duarte, diretora de Biblioteca Municipal, conta que ficou gratificada com o resultado da ação. “As crianças e os pais também amaram a experiência. Além disso, a “Hora do Conto”, também é muito importante para a criança despertar a criatividade. Os leitores mirins são muito aplicados. Aqui temos uma adolescente que lê dois livros por semana”, disse a diretora.

A Biblioteca Municipal Cora Coralina, localizada no bairro Valparaízo II, conta com sala de estudos, de informática, um cantinho para crianças e também faz empréstimos de livros. O intuito do projeto itinerante é levar o mundo encantado dos livros para lugares além da sede, como escolas, parques, praças e outros locais públicos da cidade.

Ter o hábito da leitura é algo primordial na vida de qualquer pessoa. Através dos livros é possível conhecer novas histórias, viajar por lugares distantes, expandir os pensamentos e descobrir novas perspectivas sobre a vida. Além disso, desperta o pensamento criativo de crianças e jovens na hora de contar histórias.

A comunidade também pode pegar emprestado e doar livros para a kombi ou para a biblioteca. Os livros proporcionam conhecimentos transformadores que ninguém pode tirar de você. Por isso, incentivar esse hábito é primordial para a formação de uma sociedade sábia e revolucionária. 

Alo Valparaíso/Ascom Valparaíso