Banco de Alimentos é inaugurado em Valparaíso de Goiás

Equipamento público fica localizado no bairro Jardim Céu Azul

O município de Valparaíso de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal, inaugurou na última sexta-feira (12), no Jardim Céu Azul, o seu Banco de Alimentos.

A estrutura operacional ofertará o serviço de captação, recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doação dos setores privados ou públicos que seriam desperdiçados. Além disso, o local será responsável por destinar alimentos às instituições cadastradas nos programas do Governo Municipal que são desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Segundo o prefeito Pábio Mossoró, a unidade será um importante instrumento para combater o desperdício de alimentos na cidade, possibilitando o acesso de pessoas em situação de insegurança alimentar, a alimentos básicos e de qualidade. “A nossa intenção é atender o maior número possível de entidades sociais e projetos ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania”, destacou.

Saiba quais são os objetivos do Banco de Alimentos:

Promover a alimentação adequada e saudável e a valorização dos hábitos alimentares regionais; apoiar logística na execução das compras públicas de alimentos, como por exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);

Redução da perda e do desperdício de alimentos que ofereçam qualidades sanitárias e sensoriais adequadas para o consumo humano;

Realização de atividades de educação alimentar e nutricional em conjunto com instituições sociais que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social e pobreza.

Da Redação do Alô Valparaíso
BA

Banco de Alimentos é inaugurado no Jardim Céu Azul. (Foto: Linice Moreira)

Compartilhe esta matéria!