Compartilhe esta matéria!

Artilheiro do século no Flamengo, Gabigol chega a 100 gols e volta a alcançar marca após 24 anos

Último a bater os 100 gols pelo Fla foi Romário, em 1997. Gabriel é o 19º na história do clube a chegar na casa centenária. Veja as principais vítimas, os garçons e o raio-X dos gols do camisa 9

Protagonista deste Flamengo multicampeão, Gabriel Barbosa fez história ao marcar seu 100º gol pelo Rubro-Negro. Em quase três anos de clube, Gabigol coleciona títulos, artilharias, jogos marcantes, gols decisivos e polêmicas. No futebol brasileiro, ninguém fez mais gols que o atual camisa 9 do Flamengo e do Brasil, desde que iniciou sua trajetória pelo Rubro-Negro, em 2019.

Com a marca histórica, a reportagem do ge analisou todas as partidas do predestinado camisa 9 para fazer um raio-X completo do desempenho de Gabigol pelo Flamengo. Quem são seus principais garçons? Quais são suas vítimas prediletas? Quantas vezes ele pediu música no Fantástico? Quantos gols foram com a cabeça loira? “Quando eu tô loiro, exquece”, costuma dizer o atacante. Fomos atrás dos números para confirmar a história. Confira!

RAIO-X DOS 100 GOLS

Destaques gerais dos 100 gols de Gabigol pelo Flamengo - Infoesporte
Destaques gerais dos 100 gols de Gabigol pelo Flamengo – Infoesporte

Um gol ou assistência a cada 93 minutos em campo. Este é o desempenho médio de Gabi pelo Flamengo. Em 142 partidas pelo clube, o atacante soma 100 gols e 33 assistências. Titular absoluto desde que estreou, o camisa 9 só começou do banco em seis duelos. São mais de 12 mil minutos em campo. A minutagem superlativa reforça a importância do jogador para o desempenho do clube nas partidas. Isso mesmo com um elenco recheado e com excelentes peças de reposição.

Com Gabriel em campo, o Flamengo venceu 91 jogos, empatou 29 e perdeu 22. Um aproveitamento de 71%. O time depende também de seus gols para comemorar as vitórias. Ele já soma 51 gols decisivos pelo Rubro-Negro. Isto é, gols que colocaram o time na frente do placar ou empataram duelos em que estava em desvantagem. Este é o critério do Espião Estatístico* para gols decisivos: são aqueles feitos quando o time está empatando ou perdendo por um gol de diferença.

Em uma análise geral de todos os gols de Gabi pelo Flamengo, percebe-se que o atacante usou muito mais a perna esquerda para marcar: 84 vezes contra 10 gols com a direita. Além disso, foram seis gols de cabeça. Um fato curioso é que o atacante volta com apetite maior na segunda etapa: 55% das bolas na rede foram no 2º tempo. No hat-trick contra o Santos, em agosto, o jogador foi provocado no intervalo e respondeu em campo com os gols justamente na 2ª etapa.

Uma frase ganhou as redes sociais após um tweet de Gabigol, em maio. “Quando eu tô loiro, exxxxxquece”, postou o atacante. A menção era sobre os gols e a boa fase acontecerem exatamente nos duelos em que ele está com o cabelo loiro. O ge resolveu então contabilizar os seus gols pela cor de cabelo em cada jogo. E, de fato, a maioria de seus gols aconteceram assim: 80% dos gols foram com a cabeça loira (80 gols assim). Ainda foram 16 gols com o cabelo moreno natural e mais quatro rosa. A máxima, portanto, se confirma. As defesas adversárias que se cuidem para parar o atacante quando está com os fios capilares (des)coloridos.

Confira o compilado de todos os gols do atacante pelo Flamengo, em ordem cronológic

Nem só de gols tem sido a trajetória do maior artilheiro do Flamengo no século 21. Gabriel Barbosa é quem soma mais expulsões no atual elenco: seis – cerca de um vermelho a cada 24 jogos. Em cinco vezes, foi expulso por comportamentos inadequados em campo, com atitudes antidesportivas e reclamações.

GOLS POR COMPETIÇÃO

Cada vez mais perto do gol 100 em Brasileiros, Gabigol tem 90 gols na competição, por Santos e Flamengo. Pelo Rubro-Negro, o camisa 9 já marcou 48 vezes. Pela extensão e quantidade de jogos, é o campeonato com mais gols do artilheiro: 48 em 68 jogos – média de 0,71. Outro torneio que Gabriel se destaca é a Libertadores. Autor dos gols do título do Flamengo em 2019, o atleta tem 21 gols em 29 jogos pela equipe carioca na competição continental – média de 0,72. Com o apetite por gols, o camisa 9 foi o artilheiro da Liberta de 2019 (nove gols) e lidera com folga a edição de 2021, com 10 gols.

Gols do Gabigol por competição - Infoesporte
Gols do Gabigol por competição – Infoesporte

GOLS E JOGOS POR TEMPORADA

Gabigol foi o artilheiro do futebol brasileiro em 2019, vice em 2020 (marcou um a menos que Diego Souza) e lidera em 2021. O atacante vive grande fase no Brasil desde que retornou dos insucessos na Europa. No mágico ano de 2019, Gabriel foi protagonista e marcou incríveis 43 gols além de 11 assistências.

Na temporada seguinte, o camisa 9 atuou menos vezes e ficou mais tempo afastado do time por contusões que o usual. Ficou quase 40 dias fora entre outubro e novembro por uma lesão nos ligamentos do tornozelo direito. Apesar disso, ainda fez 27 gols e contribuiu com 12 passes para companheiros marcarem.

Jogos e gols de Gabigol pelo Flamengo por temporada - Infoesporte
Jogos e gols de Gabigol pelo Flamengo por temporada – Infoesporte

Em 2021, Gabi vive seu momento mais artilheiro. Com 30 gols em 40 jogos, o atacante tem sido peça carimbada nas convocações da seleção brasileira, lidera a artilharia da Libertadores com folga e ainda pode alcançar mais uma artilharia do Campeonato Brasileiro até o fim do torneio. É uma máquina de gols e prêmios individuais.

Com o 100º gol pelo Flamengo, Gabriel Barbosa chegou ao 190º gol em jogos oficiais (ainda tem mais um em amistoso pelo Santos). Considerando os jogos oficiais, o atacante está a apenas um gol de igualar o atual técnico Renato Gaúcho. O ex-atacante marcou 191 gols em partidas valendo na carreira além de outros 44 em duelos amistosos. Com a marca centenária, Gabriel já pode colocar alguns gols no DVD?

Ocorrência dos gols de Gabigol pelo Flamengo - Infoesporte
Ocorrência dos gols de Gabigol pelo Flamengo – Infoesporte

O que pode ajudar a escolha é a coletânea de gols do atacante. O que não falta é opção. Gabigol pediu música no Fantástico três vezes: Cabofriense 1 x 4 Flamengo, Bahia 0 x 5 Flamengo e Santos 0 x 4 Flamengo. O camisa 9 marcou dois gols na mesma partida em 20 oportunidades. A frequência maior é a de apenas um gol por jogo, o que ocorreu 51 vezes.

MAIORES GARÇONS

Nestes quase três anos de Flamengo, Gabigol formou grandes parceiros dentro e fora do gramado. Mas a dupla Arrascaeta e Bruno Henrique se destacam nessa parceria nas quatro linhas. Isso porque cada um deu 13 passes para gol do camisa 9. A afinidade de Gabigol é maior com o uruguaio pelo Brasileirão: foram sete assistências do camisa 14 para 9 na competição. Já BH e Gabriel brilharam juntos mais vezes pela Libertadores, com 7 passes para gol do camisa 27 para Gabriel marcar.

Veja a lista abaixo de todos garçons do artilheiro do Fla no século (lembrando que 57 dos 100 gols tiveram assistências de algum companheiro):

Maiores garçons de Gabigol pelo Flamengo - Infoesporte
Maiores garçons de Gabigol pelo Flamengo – Infoesporte

MAIORES VÍTIMAS

Cria da Vila Belmiro, Gabriel Barbosa tem castigado o ex-clube em seus reencontros pelo Flamengo. Ao lado do Fluminense, o Santos é o time com mais gols marcados pelo atacante pelo Rubro-Negro: sete em cada. O goleiro santista João Paulo, em especial, tem sofrido com o camisa 9. É o goleiro que mais levou gols dele desde que Gabriel chegou ao Flamengo: seis. O único gol marcado contra o Peixe sem João Paulo na meta foi aquele golaço por cobertura na 19ª rodada do Brasileiro de 2019, em cima de Everson – hoje no Atlético-MG.

Outra vítima querida por Gabigol é o Fluminense. O rival carioca sofreu seis dos sete gols do atacante no Carioca. Nos dois jogos da decisão do Cariocão deste ano, Gabriel marcou três gols em cima do Tricolor e assegurou o lugar do time das Laranjeiras na lista seleta de times que sofrem com o atacante.

Maiores vítimas de Gabigol pelo Flamengo - Infoesporte
Maiores vítimas de Gabigol pelo Flamengo – Infoesporte

Em quarto lugar na lista empatado com Bahia, Grêmio e Madureira, o Palmeiras sofreu cinco gols do atacante pelo Flamengo. O clube paulista tem sido o principal rival esportivo do Rubro-Negro nos últimos anos, e Gabriel tem tido um gosto ainda mais especial para marcar sobre o adversário. Dos cinco gols, quatro foram pelo Brasileirão e o outro na final da Supercopa deste ano. Vale lembrar ainda que o Palmeiras é a principal vítima do atacante em toda a sua carreira, com 11 gols marcados.

TÍTULOS CONQUISTADOS

A marca dos 100 gols é ainda mais especial para o atacante por causa dos troféus conquistados pelos seus gols. A Libertadores de 2019 ficou marcada pelos dois gols na final contra o River. Mas não foram apenas eles. Gabriel marcou nas duas decisões de Supercopa do Brasil, na Recopa Sul-Americana de 2020 e nos gols finais do Carioca deste ano. Fora todos os gols importantes pelo Brasileirão e também em outras fases mata-mata, como o próprio estadual e a Liberta. Até o momento, a sala de troféus de Gabigol pelo Flamengo tem nove títulos conquistados. Na lista de troféus ainda não conquistados, a Copa do Brasil e o Mundial estão na mira do clube e, por consequência, do atacante.

Títulos do Gabigol conquistados pelo Flamengo - Infoesporte
Títulos do Gabigol conquistados pelo Flamengo – Infoesporte

Alo Valparaíso/ G1