ANTT recomenda que passageiros gripados usem máscara no transporte público

“Se você estiver com sintomas de gripe, especialmente com febre, evite utilizar o transporte público, fazendo-o somente em estrita necessidade e usando máscara”, orientou a Agência

Diante da ameaça de propagação do novo coronavírus, nesta terça-feira (17/03), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), publicou em seu portal, uma série de recomendações voltadas aos passageiros que dependem do transporte público.

A primeira recomendação diz: “se você estiver com sintomas de gripe, especialmente com febre, evite utilizar o transporte público, fazendo-o somente em estrita necessidade e usando máscara”.

Confira abaixo as demais orientações da ANTT:

Quando for tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo/antebraço – quando se usa a mão, há uma maior possibilidade de transmitir o vírus pelo toque ou depositá-lo em alguma superfície do veículo, como por exemplo, pega-mãos, corrimãos, barras de apoio, catracas, leitores de bilhetes/cartões e dinheiro.

Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos.

Sempre lave as mãos com água e sabão. A dica é lavá-las enquanto se canta parabéns mentalmente ou se conta até 20 (esse tempo é necessário para uma higienização adequada). Outra opção é utilizar álcool-gel 70%.

Durante a viagem, se possível, abra a janela do veículo e o mantenha bem ventilado.

Se você for idoso procure evitar a utilização do transporte público em horários de pico.

Não há necessidade de alarde com a situação, apenas seguindo recomendações de higiene e educação já é possível reduzir muito a transmissão do vírus.

Consulte fontes confiáveis, evite notícias falsas (fake news).

Da Redação do Alô Valparaíso

Rodoviária do Plano Piloto. (Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília)

Compartilhe esta matéria!