Quem é Antonio Sátyro?

Nascido em Esperantina, Estado do Piauí, e filho de pais cearenses, Antonio Sátyro vem recebendo grande destaque na região do Entorno do DF, e hoje, é conhecido e reconhecido como o primeiro grande humorista revelado em Valparaíso de Goiás.

Além de trabalhar com humor, Antonio Sátyro é jornalista, sendo proprietário do Jornal da Cidade, um importante veículo de comunicação do município. O talento do piauiense é ilimitado. Sátyro exerce com maestria a função de radialista, tendo atuado também no Teatro e ainda é um compositor musical de primeira.

Antonio

Foto: Marcelo Carlos – Antonio Sátyro: humor, humildade e sucesso são as grandes marcas do humorista.

História do Piauiense no Entorno do DF

Sua história na região Metropolitana de Brasília começou nos anos 80. Daquela época, o jovem vindo do Piauí, desembarcou em Novo Gama, cidade onde viveu durante muito tempo no Pedregal. Naquele tempo, o bairro era apenas um Setor de Chácaras. Sátyro lembrou ao Alô Valparaíso, que foi um dos primeiros moradores desta região.

Após sua passagem por Novo Gama, Antonio mudou-se para a Cidade Ocidental, lugar onde viu nascer um grande município. No entanto, foi a partir da sua chegada a Valparaíso de Goiás, cidade onde faz morada até o presente momento, que todos os seus sonhos estão sendo realizados. Na Jovem Pérola do Entorno, Antonio Sátyro, vem ganhado respeito e conquistando o seu espaço seja no humor, no jornalismo e até mesmo no rádio.

Personagens e participação especial em curta metragem

O trabalho de criação do humorista já soma mais de 12 personagens, entre eles estão Fulêra e Fuleragem, Raimunda e Jurema, e também Fred e Barney. A última dupla, inclusive, virou tirinhas humorísticas nas páginas do Jornal da Cidade. Recentemente, Antonio Satyro participou das gravações do curta metragem “O Melhor Fotografo do Mundo”, trabalho do diretor Fáuston da Silva que foi totalmente rodado em Valparaíso de Goiás.

Lançamento do DVD Zorra do Val & Amigos

O último grande trabalho de Antonio Sátyro está virando um DVD. Eu estou falando do DVD Zorra do Val & Amigos, projeto que conta com o apoio e a colaboração especial dos amigos do humorista piauiense e que em breve estará sendo lançado em Valparaíso de Goiás.

Participaram das gravações do DVD o músico Jorge Recife, o ator e humorista Genivaldo Sampaio, o locutor da Supra FM, Edy Matos, dentre outros convidados especiais.

Antonio Satyro afirma que no DVD o público verá a interpretação de muitos de seus personagens e que todas as canções presentes no mesmo são de sua própria autoria. Indagado sobre seu trabalho como compositor, Satyro comparou o seu talento ao de um poeta.

“A inspiração do compositor é uma coisa natural. Assim como o poeta transforma qualquer frase em poesia. O compositor na realidade não deixa de ser um poeta”, disse Antonio.

IMG_0164

Foto: Acervo de Sátyro – O primeiro grande humorista de Valparaíso de Goiás.

Ainda falando sobre seus dotes artísticos, Antonio garante que o dom sempre esteve presente em sua vida. “Nasceu comigo, desde criança sempre fui assim. Apesar de ser na vida cotidiana uma pessoa tímida”, completou o humorista.