Dando continuidade a nossa série de entrevistas com candidatos e candidatas que pleitearão uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Nesta quinta-feira, 11 de agosto, apresentaremos aos internautas e leitores do Alô Valparaíso, um bate-papo exclusivo com Alexandre Severo, candidato a vereador pelo Partido Social Cristão (PSC). 

Através destes questionamentos buscamos mostrar os objetivos principais do nomes postulantes aos cargos eletivos nas Eleições deste ano, proporcionando um conhecimento maior ao eleitorado valparaisense, que será o grande responsável por eleger os próximos 13 vereadores da cidade.

Leia abaixo a entrevista na íntegra e conheça mais do representante do PSC.

Alô Valparaíso: Como entrou na política e por quais motivos resolveu ser candidato a vereador pelo Partido Social Cristão (PSC)?

Alexandre Severo: Entrei na política no dia em que nasci, pois, as nossas decisões são atos políticos, uma vez que refletem em nosso contexto diário. Contudo, a efetivação mais próxima à política institucionalizada, deu-se ainda no colegial, quando disputava eleições para representante de turma, coordenador de grupo na Igreja, grêmio estudantil (o que se repetiu por 4 anos, no ensino médio). Em seguida, na academia, além de disputar e vencer as eleições para representante de turma, repetimos o feito quando fomos para a votação, e eleito presidente do Centro Acadêmico de Letras, por 2 anos, e em paralelo, o ingresso à Executiva Nacional dos Estudantes de Letras. No ano de 2004, ainda na graduação de Letras, fui convidado por um professor e amigo, para eu me filiar a um partido político, e que teria seu apoio para disputar as eleições, 2 anos depois. Este convite ficou guardado até 2015. Após 10 anos, recebendo convite de professores, amigos de casa, colegas de trabalho, comunidade, enfim, resolvi aceitar ingressar na jornada política, oficialmente, uma vez que o nosso dia-a-dia já é política. Como, por exemplo, a política da boa vizinhança.

Resolvi entrar, de fato, pois percebi que sim, nós podemos renovar a nossa Valparaíso de Goiás. Podemos e temos o dever, primeiramente, como munícipes, seguido pela responsabilidade como cidadãos, de buscar sempre o melhor para toda a cidade. Principalmente na área social, onde somos voluntários, neste momento, em 10 projetos, em execução. Alguns destes, por exemplo, os voluntários dedicam-se em atividades como alfabetização (Projeto Eu Ainda Posso Aprender), Treinamento Esportivo (Projeto Esporte Total), Cursos de qualificação (parceria comunidade e voluntários da iniciativa privada), amparo a famílias mais carentes (Projeto Eu Vejo Vida), educação e rádio (Projeto Rádio Escola), entre outros. Consolidado o ingresso, quando tive o nome aprovado, nas convenções, que aconteceram no último dia 04/08/2016.

Alô Valparaíso: Por que Alexandre Severo hoje apoia a vice-candidatura de Ângela Pessoa à Prefeitura de Valparaíso?

Alexandre Severo: O apoio à Ângela Pessoa foi surpresa para ambos, uma vez que outros convidaram, mas esta foi quem recebeu a graduação de madrinha do Projeto Esporte Total, quando do lançamento deste, pois deixou claro seu apoio aos projetos sociais, amparados pelo voluntariado, sem titubear. Ela nos atendeu prontamente, quando solicitamos a Lei de Incentivo ao Esporte, de Valparaíso de Goiás. Contudo, este apoio tomou uma proporção maior, quando firmada a coligação PR e PSC, onde foram escolhidos como nosso candidato a prefeito, o Afrânio Pimentel, e a nossa candidata à vice-prefeita, Ângela Pessoa.

Alô Valparaíso: Como você avalia o momento político e social de Valparaíso-GO?

Alexandre Severo: Estou em Valparaíso de Goiás desde 1983, e mesmo envolvido nos projetos sociais, em sala de aula, no rádio, nas redes sociais, além do nosso trabalho no comércio, Igreja e comunidade, abraçando o voluntariado, sinto extrema, a necessidade de darmos vida nova a Valparaíso de Goiás. A avaliação que tenho é que precisamos renovar, desde os ideais, até os administradores, de tempos em tempos, como é feito com a Terra, para ela sempre produzir bons frutos, vez que o que não está bom, precisa ser corrigido, melhorado, mas sempre oriento aos alunos para apontarem a falha e já apresentarem meios, caminhos, sugestões de como melhorar. E para melhorar a nossa cidade, vejo que precisamos começar pela base, pelas pessoas.

Alô Valparaíso: Se for eleito no dia 02 de outubro, quais projetos pretende defender no Poder Legislativo Municipal?

Alexandre Severo: Com o apoio dos demais eleitos, e a presença da comunidade, buscar condições para ampliar os projetos sociais, levando a responsabilidade do voluntariado, para todos os bairros, além de apresentar projetos novos, que sejam oriundos da comunidade, dos bairros, pois precisamos manter a cidade em movimento, e isso só é possível, envolvendo toda a comunidade. Acompanhar a execução das tarefas de responsabilidade do Executivo, uma vez que este precisa se comunicar intermitentemente com o Legislativo, procurando sempre, meios para atender as necessidades da cidade, como um todo. Uma maneira de ter este trabalho mais fortalecido, é termos eleitos, os nossos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

 Alô Valparaíso: Para finalizar o nosso bate-papo, deixe suas considerações finais e uma mensagem à população valparaisense.

Alexandre Severo: Pretendo continuar com os projetos que já desenvolvemos, ainda fora da política, e caminhar junto com a Comunidade, assim, convido a cada munícipe, eleitor de Valparaíso de Goiás, a conhecer os candidatos pretendentes ao pleito, que são o candidato a prefeito: Afrânio Pimentel, candidata a vice-prefeita: Ângela Pessoa e candidato a vereador: Alexandre Severo.

Vamos dar as mãos por esta cidade, pois se os donos da casa não cuidarem, não serão os de fora que o farão! 

Por Marcelo Carlos