A Agência Goiana de Transportes e Obras alerta que agora é lei: quem trafegar em rodovias estaduais, mesmo durante o dia, a partir de 21 de novembro, tem que ligar o farol baixo do veículo. Como muita gente tem dúvida, a Agência divulga material educativo para explica qual é essa luz.

Farol baixo é aquele usado para dirigir à noite. É o clique duplo no botão do farol. Erroneamente, muitos condutores acreditam que luz baixa é farolete, lanterna ou farol de neblina. Estas são destinadas a indicar presença e largura do veículo.

A luz baixa possibilita que o condutor seja reconhecido a até 3 quilômetros de distância, para garantir segurança. A lei só abriu exceção para a luz diurna de LED, aquela faixa de lâmpadas que alguns modelos de carros possuem.

Em Goiás, a Agetop determinou caráter educativo de 30 dias nas rodovias goianas para que o motorista se acostume à nova regra. O prazo termina no próximo dia 20. A Agência decidiu ainda que, no perímetro urbano das cidades, inclusive na Região Metropolitana de Goiânia, não é necessário ligar o farol baixo durante o dia.

luz-baixa-voce-sabe-qual-e

Postado por Marcelo Carlos (com as informações do Goiás Agora)