Compartilhe esta matéria!

Ação visa conscientizar e ajudar pacientes que vivem com problemas nos rins

O tema central da campanha deste ano é “Vivendo Bem com Doença Renal”. Doença Renal Crônica afeta mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo. Trata-se de uma doença progressiva e irreversível da função renal

O objetivo principal da campanha é conscientizar e orientar o paciente quanto aos próprios sintomas e aos hábitos de vida para que participem de forma mais efetiva no tratamento.  

A doença renal crônica afeta mais de 600 milhões de pessoas em todo o mundo. Trata-se de uma doença progressiva e irreversível da função renal e suas causas principais são diabetes, hipertensão e/ou obesidade.  Em estágios iniciais não apresenta sintomas e quando atinge estágios avançados, é necessário que o paciente faça um tratamento para filtrar o sangue, sendo a hemodiálise, a diálise peritoneal ou transplante.

(Imagem:Divulgação)

Thaís Branquinho de Araújo, fisioterapeuta, especialista em Fisiologia do Exercício afirma que o grupo atua na promoção de programas de reabilitação e condicionamento físico para pacientes com doença renal através de trabalhos voluntários no Hospital Regional de Taguatinga e em clínicas do Distrito Federal, cujo objetivo principal é conscientizar os pacientes com Doença Renal em relação aos hábitos de vida, alimentação saudável e mudanças nos comportamentos sedentários.

O professor Thiago Rosa, Doutor em medicina e coordenador do laboratório, reforça que o exercício físico é uma ferramenta não farmacológica importante para melhorar o perfil inflamatório, a função cardíaca, a função muscular e para prevenção e tratamento de comorbidades e disfunções associadas à doença renal, tal como, anemia, doença mineral óssea, sarcopenia e/ou cardiopatias.

Alô Valparaíso/