Nesta quinta-feira, 04 de agosto, os serviços públicos do programa Ação Cidadã, que é promovido pela Secretaria da Cidadania, pasta chefiada pela secretária estadual Lêda Borges, chega a Guapó, cidade localizada no interior goiano e que possui um pouco mais de  15 mil habitantes.

Segundo a Semira, em um ano de programa, os serviços essenciais garantidos pelo governo do Estado, já foram levados a 55 municípios de Norte a Sul de Goiás, com mais de 220 mil atendimentos.

O Ação Cidadã é um programa do Governo de Goiás, executado pela Secretaria Cidadã, que leva dezenas de serviços públicos de promoção da cidadania à população como: corte de cabelo, oficina de empreendedorismo do Sebrae, emissão de documentos, atendimento jurídico para as mulheres vítimas de violência doméstica, entre outros.

Para as mulheres da cidade será realizada a Oficina da Beleza Negra e Curso de Aplique, Turbante e Trança. Além de Roda de Conversas sobre temas como: Empoderamento da mulher negra, Racismo,Violência e exploração sexual.

Direito ao nome
Outro serviço diferenciado oferecido no Ação Cidadã é o programa Direito ao Nome, que garante o registro de nascimento gratuito para pessoas de baixa renda. O programa da Secretaria Cidadã é executado por meio da Gerência de Cidadania e Justiça Social. É feita uma busca ativa das pessoas que não têm registro nos municípios e também a implantação de unidades interligadas de cartório nas maternidades, para registro de Certidão de Nascimento em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça.

O Departamento de Trânsito de Goiás (Detran) também é parceiro do Ação Cidadã, com serviços à comunidade como: Emissão de boleto IPVA/licenciamento e seguro DPVAT, 2ª Via CNH, solicitação de CNH definitiva, consultas de débito e multas/infrações.

Postado por Marcelo Carlos (com as informações da Semira)