Compartilhe esta matéria!

Academia Valparaisense de Letras

AVL, fundada em 05 de julho de 2019, completou dois anos de existência neste mês de julho.

Idealizada inicialmente pelos escritores e atuais presidente e vice-presidente Drielly Neres e Michel Duarte com o objetivo preambular de cultivar a língua portuguesa, a cultura brasileira e a identidade do município de Valparaíso de Goiás. A fundação da instituição foi consolidada por meio da Lei Municipal Nº 1403 de 31 de março de 2020.


A Academia Valparaisense de Letras é constituída por 40 cadeiras destinadas a membros efetivos e perpétuos, porém, atualmente possui 11 cadeiras ocupadas, sendo que está em andamento um processo para admissão de novos membros.
Em consonância com o propósito da AVL, a função de cada membro que compõe a Academia é zelar e cultivar a língua portuguesa, assim como a literatura brasileira. Esse processo é alinhado por meio de reuniões mensais, nas quais os escritores discutem as atividades a serem realizadas pela Academia durante o ano.

Grupo de leitores da sede da academia Foto: Reprodução

De acordo com o estatuto da instituição, a AVL possui dentre suas finalidades, contribuir para o desenvolvimento cultural do município de Valparaíso de Goiás. Na prática, o objetivo primordial é que a AVL seja um ambiente de congregação de pessoas que pratiquem atividades literárias para apoiar, valorizar e difundir o conjunto de manifestações artístico-culturais do município. A AVL segue o modelo da Academia Francesa Criada no ano de 1635 pelo Duque de Richelieu e de Fronsac, a qual inspirou o modelo da Academia Brasileira de Letras (ABL).


Assim como as academias citadas, a AVL também é formada por 40 membros que são denominados “Imortais”, a AVL aceita como membros os brasileiros e pessoas de nacionalidade que adotem a língua portuguesa como língua oficial. Os integrantes que ocupam cadeiras na AVL são os responsáveis pela escolha dos novos intelectuais a adentrarem na organização para ocupar uma cadeira vaga.
A AVL possui duas coletâneas lançadas e uma terceira em processo de edição. O podcast “Meu bom dia para você” é um projeto multimídia da Academia Valparaisense de Letras e está no ar todas as manhãs com mensagens motivacionais diárias, sendo que a primeira mensagem foi publicada em 1 de janeiro de 2021, tendo atualmente 193 mensagens publicadas em sua playlist e com disponibilização nas principais plataformas de podcasts.

Alô Valparaíso/*Com informações de Michel Duarte