(Foto: Alô Valparaíso)

Compartilhe esta matéria!

3600 testes rápidos estão sendo utilizados para a detecção do coronavírus em Valparaíso

Testes foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares e por meio do GDF

A prefeitura de Valparaíso de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está utilizando 3600 testes rápidos para novo corovírus (covid-19).

Ao todo, 1600 testes foram comprados com aporte financeiro de emendas federais, e 2000 por meio de cooperação técnica entre Goiás e Distrito Federal.

Segundo a SMS, os kits ampliaram o acesso da rede pública municipal de saúde aos pacientes sintomáticos, dando maior atendimento aos casos.

As unidades que realizam a testagem da população são: Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS), Hospital Municipal de Valparaíso (HMV) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Como funciona o procedimento para a realização do teste de coronavírus?

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, os exames sorológicos que detectam anticorpos produzidos pelo organismo do paciente devem ser realizados a partir do sétimo dia após inicio dos sintomas, preferencialmente, a partir do décimo dia após o início dos sintomas.

Ainda de acordo com a pasta, os pacientes suspeitos, com sintomas, devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, fazendo o uso de máscaras e mantendo o distanciamento mínimo, para avaliação médica da necessidade de realização do exame. Estes irão receber um pedido médico especifico padronizado e deverão ligar para o telefone (61) 3627-1351, para agendamento do dia, horário e local, afim de evitar aglomerações.


Da Redação do Alô Valparaíso