Compartilhe esta matéria!

19 de abril: aniversário de fundação do Valparaizo I

Núcleo Habitacional foi criado em 1979 e contava com apenas 864 residências

Neste domingo, dia 19 de abril, o Alô conta um pouco da história do município de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Destacamos um momento especial para os valparaisenses, porque também em um ‘Dia do Índio’, no ano de 1979, foi inaugurado o pequeno Núcleo Habitacional Valparaizo I.

Em um folder divulgado na época, a construtora Encol, anunciava o empreendimento com o seguinte texto: “A menos de 30 minutos da Rodoviária de Brasília, você escolhe a rua e a casa onde você vai morar. Do jeito que mais lhe agradar. Casa com 3 quartos, sala, 2 banheiros, copa-cozinha, dependências completas, varanda, garagem e quintal. Espaço a vontade para você e sua família. Água, luz, asfalto, telefone, supermercado, escola e condução na porta. Conforto e segurança tudo que você precisa para viver bem. Venha viver melhor, venha morar no Valparaizo”.

O projeto da nova área habitacional foi copiado de um existente em Goiânia, que se chamava Parque das Laranjeiras. Inicialmente, o arquiteto chileno Cezar Barney, queria que fossem construídas apenas 500 casas. No entanto, a proposta foi descaracterizada e chegou as 864 casas – com fossas para o esgoto e poços para o fornecimento de água aos moradores.

Por meio do Decreto de Lei Nº 972 (2 de maio de 1980), ficou instituído e oficializado a data de 19 de abril, para comemorar o aniversário da Fundação do Núcleo Habitacional Valparaizo I. A hoje conhecida Etapa A possuía apenas um posto telefônico, uma agência de Correios e pouquíssimas lojas comerciais.

O primeiro administrador do lugar foi Clóvis José Rizzo Esselin de Oliveira Almeida, empossado há 41 anos pelo prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues.

Da Redação do Alô Valparaíso

Etapa A do bairro Valparaizo I. (Foto: Alô Valparaíso)