Ortodents: A melhor clínica odontológica de Valparaíso Leia Mais

O melhor escritório de contabilidade de Valparaíso Leia Mais

 

As águas que inundam aqui, não inundam como lá

No ´último dia 27 de janeiro, houve uma tremenda inundação na região de Valparaíso de Goiás que invadiu bairros, vilas, vielas e até a BR federal que divide a cidade, uns culpam o Governo Federal, outros o Governo Estadual, muitos a prefeitura local, há quem culpe moradores quem jogam lixo em bueiros, enfim, um problema recorrente há alguns anos, sem uma solução efetiva.

Ainda é possível ver barreiras de retenção d’água, feitas há mais de 12 anos, porém hoje, são totalmente inócuas ante as imensas torrentes que descem sem nenhuma contenção ou canalização, o que demonstra que nesse interstício não houve nenhum investimento para que esse problema fosse efetivamente resolvido.

O que causa espanto, é observar justificativas para o caos baseadas em outros Estados, e outros municípios, sem contundo observar as características geográficas, hidrográficas e geológicas de cada lugar.

Aqui em nosso município temos as seguintes características: terras altas e plantas com leves ondulações com altitude de 1.080, não é cortada por nenhum rio, os córregos e riachos não perenes de calhas rasas, e uma extensão da zona central dividida pela BR040, em torno de 3km, em tese nenhuma características de um município inundável.

Pedreiras é um município brasileiro do estado do Maranhão. Localiza-se a uma latitude 04º34’08” sul e a uma longitude 44º35’31” oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Pedreiras tem clima quente com muitas chuvas no conhecido “inverno maranhense”. Sofre com os impactos das enchentes que anualmente acomete o município, no decorrer da estação chuvosa, naturalmente ocorre o processo de escoamento de vários afluentes do rio Mearim, contribuindo para a elevação do seu nível e, consequentemente, no alagamento de diversas áreas urbanas do município.

Já Guarapari – ES possui as seguintes características A cidade, assim como toda a região central do Espírito Santo, possui e muitas enseadas e baíasA sede da cidade é a nível do mar.

Então comparando Valparaíso de Goiás com esses dois municípios, que sofrem e sofrerão com enchentes, ao contrário de Valparaíso Pedreiras do Maranhão é cortada pelo Rio Mearim, cujo nível se eleva com as chuvas e naturalmente inunda uma cidade 0 m de altitude. Por sua vez Guarapari, uma cidade praiana também possuem muitas baias e enseadas a nível do mar.

Já nosso Valparaiso, em tese não teria nenhum fator natural que propiciasse tais inundações, então podemos sim parafrasear Gonçalves Dia e afirma que as águas que aqui inundam não inundam como lá.

Por José Zito do Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Web Design BangladeshBangladesh Online Market