Ortodents: A melhor clínica odontológica de Valparaíso Leia Mais

O melhor escritório de contabilidade de Valparaíso Leia Mais

 

Concessionária fala sobre problemas na BR-040 no trecho de Valparaíso

Na manhã da última sexta-feira (23), moradores fizeram um protesto na BR-040, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federa. Na ocasião, o grupo reivindicava melhorias na iluminação, mais segurança e a construção de passarelas na rodovia.

Em nota enviada ao portal G1, a Via 040, concessionária que administra a estrada federal, informou que “elaborou um plano de melhorias para a região do Entorno do Distrito Federal que prevê a construção de passarelas no trecho da BR-040 em questão, observando locais estratégicos de grande fluxo de pedestres”.

Ainda segundo a nota, esse projeto “construído em parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê a completa revitalização e modernização do segmento entre Brasília (DF) e Luziânia (GO), o que inclui, além da implantação de passarelas, a construção de novas paradas de ônibus; adequação de retornos e acessos; e criação da terceira faixa nas pistas deste segmento da BR-040″.

Porém, a Via 040 não deu um prazo para implantação do projeto. “O cronograma das intervenções será divulgado tão logo o plano de melhorias seja aprovado para execução”.

Já sobre a iluminação, a concessionária destacou que a responsabilidade pela realização dos serviços “é dos municípios”. “Desde 2014, quando assumiu a gestão da rodovia, a Via 040 tem realizado reuniões com representantes do poder público local visando sensibilizar seus gestores, dentre outros assuntos, quanto à urgência em manterem a iluminação pública funcionando adequadamente no trecho, uma vez que o sistema é fundamental para a segurança dos usuários”.

Por fim, a concessionária garantiu que, “caso seja de interesse das prefeituras realizar os serviços de manutenção, a Via 040 imediatamente prestará o apoio operacional para garantir a segurança dos usuários e evitar reflexos no tráfego da região. Para isso, basta que a prefeitura apresente a concessionária a programação de obras”.

Já a assessoria de imprensa da Prefeitura de Valparaíso de Goiás informou, em nota, que “as exigências impostas pela Via 040 para realizar serviços em área de domínio da união, concedida e administrada pela referida empresa, tornam inviável a manutenção pela prefeitura”.

Ainda segundo a nota, a prefeitura tenta um acordo com a concessionária, desde 2014, sem sucesso. “Um dos argumentos utilizados pela Via era de que o patrimônio (postes, lâmpadas e a rede) não havia sido arrolado pelo DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] quando da concessão. Nesse sentido, a prefeitura de Valparaíso  assim como temos notícia de Luziânia e outras, aprovaram lei doando todo o patrimônio para resolver a questão”.

Postado por Marcelo Carlos (com as informações do G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Web Design BangladeshBangladesh Online Market